Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As principais claques do Sporting

por Vicente, em 06.11.15

O Sporting Clube de Portugal conta atualmente com quatro grupos organizados de adeptos, que em Portugal e na Europa apoiam o clube com garra e dedicação, entoando cânticos e fazendo coreografias, tornando-se assim no indispensável 12º jogador da equipa.

 

Juventude Leonina

A Juventude Leonina, também conhecida por Juve Leo, foi fundada em 1976, sendo a mais antiga claque oficial de futebol criada em Portugal e o seu lema é “Dos fracos não reza a história. Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer”.

 

Fundada pelos irmãos João Rocha e Gonçalo Rocha, filhos do então presidente do Sporting João dos Anjos Rocha, a Juventude Leonina é uma claque organizada desde o dia da sua fundação e que é composta por vários núcleos, consoante a sua localização geográfica.

 

Tendo começado por um grupo de amigos de escola que regularmente ia apoiar a sua equipa em todos os jogos, a Juventude Leonina distinguia-se pelas suas enormes bandeiras, coreografias gigantes e potes de fumo, que davam ao estádio uma animação impressionante.

 

Ao longo da sua história a claque contou apenas com três amizades oficiais, mas a única que ainda se mantém é com o grupo Grobari, do Partizan Belgrado.

 

Atualmente nos jogos que o Sporting Clube de Portugal realiza em casa, no Estádio José Alvalade, a claque fica situada no topo Sul, no setor A14.

 

Torcida Verde

 A Torcida Verde é mais uma das claques que apoia o Sporting Clube de Portugal e foi formada em 11 de Novembro de 1984, tendo sido reconhecida oficialmente pelo clube em 1988. O seu lema é “Na vanguarda de um ideal, Sporting 1906!”

 

Com uma atitude e cultura muito características, a Torcida Verde destaca-se pela defesa do ecletismo sportinguista e não apoia apenas o futebol profissional. Uma das suas bandeiras é o apoio incondicional às restantes modalidades do clube, nomeadamente o Hóquei em Patins, o Futsal ou o Andebol, o que transforma esta claque num dos últimos exemplos do verdadeiro ideal leonino.

 

Apesar de ser conhecida por ser principalmente uma claque de futebol, a Torcida Verde estende a sua actividade muito para além das bancadas do Estádio, apostando no apoio aos jovens e ocupação dos seus tempos livres, principalmente através do desporto.

 

A Torcida Verde tem uma ligação próxima com o Gruppo Storico Ultras 73, que é uma das claques de apoio da equipa da Fiorentina, de Itália.

 

 Atualmente nos jogos que o Sporting Clube de Portugal realiza em casa, no Estádio José Alvalade, a claque fica situada no topo Sul, no setor A20.

 

Directivo Ultras XXI

O Directivo Ultras XXI é mais uma das claques oficiais do Sporting Clube de Portugal, tendo sido fundada a 17 de Maio de 2002.

 

O lema da claque é “Coerência! Honra! Fidelidade! Eis a nossa Mentalidade!” e ali há espaço para todos, independentemente das diferenças de opinião, porque a união do grupo é construída através da diversidade e pluralidade de opiniões. Todos com o mesmo objetivo, fazer o melhor para apoiar o seu clube de coração, o Sporting Clube de Portugal.

 

Atualmente nos jogos que o Sporting Clube de Portugal realiza em casa, no Estádio José Alvalade, a claque fica situada no topo Sul, no setor A18.

 

Brigada Ultras Sporting

A Brigada Ultras Sporting, a mais recente claque da equipa do Sporting Clube de Portugal, surgiu em Novembro de 2004 sendo na altura constituída na sua totalidade por ex-membros da Torcida Verde e tendo como base um grupo de amigos com paixão pelo mundo ultra e com um amor eterno clube.

 

Sendo a claque mais recente, foi apenas em 2013 que viu inaugurada a sua sede no Estádio José Alvalade, acontecimento que contou com a presença do Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho e do líder da claque, Pedro Ferreira.

 

Atualmente nos jogos que o Sporting Clube de Portugal realiza em casa, no Estádio José Alvalade, a claque fica situada no topo Sul, no setor A8.

 

Com quatro claques oficiais, não será por falta de apoio incondicional e fervoroso que a equipa do Sporting Clube de Portugal terá problemas para ser uma equipa vencedora.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:31


1 comentário

De Anónimo a 31.03.2018 às 04:39

A BRIGADA nasceu a 12-9-2004

Comentar post